O Outdoors também já foi usado para outros fins, tais como a convocação de soldados para a guerra, e até para a prevenção e combate a doenças.
Existem inúmeras vantagens em se usar o Outdoor como meio de comunicação e publicidade, sendo um meio instantâneo de comunicação sendo também visto por cada pessoa de uma forma muito própria.
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger2/941/377446738399721/320/319688/guytfu.jpg)
Vantagens:
Obtém elevados níveis de repetição;
Não requer uma atitude de recepção do consumidor para entrar em contacto com ele;
Excelente meio reminder da comunicação utilizada noutros meios, o que reforça os níveis de notoriedade;
Grande flexibilidade em termos de regionalização, dimensão e forma.
Obtém elevados níveis de repetição;
Não requer uma atitude de recepção do consumidor para entrar em contacto com ele;
Excelente meio reminder da comunicação utilizada noutros meios, o que reforça os níveis de notoriedade;
Grande flexibilidade em termos de regionalização, dimensão e forma.
Desvantagens:
Elevados custos de produção;
Exige um planeamento a longo prazo devido às necessidades técnicas de produção;
Meio fraco para veiculação de mensagens publicitárias sofisticadas.
Se o local não for em escolhido a mensagem pode passar despercebid
Muppies: são reclamos luminosos de dupla face com frentes rectas ou ovais, apresentando-se na forma de acrílico normalmente. Estes podem-se encontrar em stands de automóveis, restaurantes, bombas de gasolina, prédios onde existem várias empresas etc...
Elevados custos de produção;
Exige um planeamento a longo prazo devido às necessidades técnicas de produção;
Meio fraco para veiculação de mensagens publicitárias sofisticadas.
Se o local não for em escolhido a mensagem pode passar despercebid
Muppies: são reclamos luminosos de dupla face com frentes rectas ou ovais, apresentando-se na forma de acrílico normalmente. Estes podem-se encontrar em stands de automóveis, restaurantes, bombas de gasolina, prédios onde existem várias empresas etc...
Transportes públicos: utilizados por grande e variada parte da população, estes também servem como veículo publicitário e informativo importantes para o público.
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Vantagens:
Obtém elevados níveis de repetição;
Não requer uma atitude de recepção do consumidor para entrar em contacto com ele;
Excelente meio reminder da comunicação utilizada noutros meios, o que reforça os níveis de notoriedade;
Obtém elevados níveis de repetição;
Não requer uma atitude de recepção do consumidor para entrar em contacto com ele;
Excelente meio reminder da comunicação utilizada noutros meios, o que reforça os níveis de notoriedade;
Desvantagens:
Meio fraco para veiculação de mensagens publicitárias sofisticadas.
Se o local não for em escolhido a mensagem pode passar despercebida
Meio fraco para veiculação de mensagens publicitárias sofisticadas.
Se o local não for em escolhido a mensagem pode passar despercebida
Revistas: têm como objectivo informar o público, distrai-lo e transmitir-lhe mensagens publicitárias tendo uma circulação nacional. A sua periodicidade habitualmente é semanal ou mensal. Estas dispõe de mais tempo para aprofundar a análise dos acontecimentos e interpreta-los mais serenamente.
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Vantagens:
Pode ter mais do que um leitor por número
Anúncios costumam ter mais tempo de vida (geralmente próximo da duração da própria revista.
Pode ter mais do que um leitor por número
Anúncios costumam ter mais tempo de vida (geralmente próximo da duração da própria revista.
Desvantagens:
Não esta acessível a todas as pessoas
Como as noticias tem um elevado tempo de vida podem tornar a revista mais cara, dependendo da revista.
Não esta acessível a todas as pessoas
Como as noticias tem um elevado tempo de vida podem tornar a revista mais cara, dependendo da revista.
Jornais: a ideia básica de um jornal surgiu muito cedo na Europa, na Inglaterra e nos EUA no início do século XIX de formato pequeno que se assemelhava a panfletos sendo dirigidos para as elites educadas abordando assuntos mercantis e políticos.
Actualmente os jornais são dirigidos a todas as pessoas, sendo um veículo de comunicação de massa tendo como objectivos fundamentais
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Actualmente os jornais são dirigidos a todas as pessoas, sendo um veículo de comunicação de massa tendo como objectivos fundamentais
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Vantagens:
Cobertura a nível nacional ( grande penetração nos mais variados tipos de público)
Maior tempo de exposição da comunicação ao alvo;
Possibilidade de contacto directo com o público;
Grande flexibilidade em termos de regionalização, possibilidade de segmentação e variedade de formatos e localizações;
Possibilidade de utilizar o receptor como veículo informativo;
Não exige um orçamento elevado para um mínimo de impacto.
Cobertura a nível nacional ( grande penetração nos mais variados tipos de público)
Maior tempo de exposição da comunicação ao alvo;
Possibilidade de contacto directo com o público;
Grande flexibilidade em termos de regionalização, possibilidade de segmentação e variedade de formatos e localizações;
Possibilidade de utilizar o receptor como veículo informativo;
Não exige um orçamento elevado para um mínimo de impacto.
Desvantagens:
Baixos indicies de cobertura em alguns sgmentos da população
Exige um planeamento a longo prazo devido a saturação publicitária e condicionamentos de ordem técnica
Elevados custos devido à elevada repetição
Elevado custo por contacto
Baixos indicies de cobertura em alguns sgmentos da população
Exige um planeamento a longo prazo devido a saturação publicitária e condicionamentos de ordem técnica
Elevados custos devido à elevada repetição
Elevado custo por contacto
Relações públicas: tem como principal objectivo defender a boa imagem de uma empresa junto do seu público mantendo um clima favorável entre uma entidade pública ou privada e os seus diferentes públicos, estabelecendo assim uma relação de confiança entre uma empresa e o seu publico.
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Vantagens:
Melhora a imagem da empresa e das suas marcas
Aumenta a credibilidade da empresa
Mantêm os colaboradores da empresa bem informados sobre as suas actividades
Desvantagens:
E uma técnica mais utilizada na fase de nascimento e crescimento do produto
Meios de aplicação:
Briefings, reuniões, press-releases
Melhora a imagem da empresa e das suas marcas
Aumenta a credibilidade da empresa
Mantêm os colaboradores da empresa bem informados sobre as suas actividades
Desvantagens:
E uma técnica mais utilizada na fase de nascimento e crescimento do produto
Meios de aplicação:
Briefings, reuniões, press-releases
Televisão: é um dos maiores meios de comunicação permitindo-nos o acesso a informações provenientes de todo o mundo. Esta permite-nos “viajar” por todo o lado sem sairmos de casa sendo assim sem dúvida o nosso maior elo de ligação com os acontecimentos mundiais exercendo uma influência imediata e directa sobre o homem comum.
![](//photos1.blogger.com/x/blogger2/941/377446738399721/320/990348/tv.jpg)
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Vantagens:
Possibilita a cobertura a nível nacional, elevados níveis de qualidade e de penetração em todos os segmentos da população
Resultados rápidos em termos de cobertura e impacto
Excelente veículo para a demonstração do produto
Possibilita a cobertura a nível nacional, elevados níveis de qualidade e de penetração em todos os segmentos da população
Resultados rápidos em termos de cobertura e impacto
Excelente veículo para a demonstração do produto
Desvantagens:
O tempo de vida de um spot televisivo é curto;
Elevados custos de produção;
Necessidade de orçamento elevado para um impacto mínimo;
Obriga a um planeamento a longo prazo devido à saturação publicitária do meio;
Dificuldade em alcançar um target muito específico
A televisão é assim a nossa “janela” para o mundo através da qual participamos, nos integramos, nos solidarizamos e através da qual nos deixamos manipular.
O tempo de vida de um spot televisivo é curto;
Elevados custos de produção;
Necessidade de orçamento elevado para um impacto mínimo;
Obriga a um planeamento a longo prazo devido à saturação publicitária do meio;
Dificuldade em alcançar um target muito específico
A televisão é assim a nossa “janela” para o mundo através da qual participamos, nos integramos, nos solidarizamos e através da qual nos deixamos manipular.
Rádio: é o meio de comunicação de mais fácil acesso a todos e menos dispendiosa. Esta surgiu no final do século XIX, tendo sido a sua transmissão desenvolvida por Marconi.
Durante a 1ª Grande Guerra a rádio era utilizada exclusivamente para fins militares.
Após 1927 o crescimento económico das redes e o sucesso obtido com a publicidade fizeram da rádio o principal concorrente dos jornais.
Actualmente a rádio encontrou uma fórmula funcional. Serve o seu público durante os horários em que a televisão não funciona ou que é inoportuna. As pessoas ouvem rádio quando acordam, quando guiam, quando jogam, quando escrevem, etc.
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Durante a 1ª Grande Guerra a rádio era utilizada exclusivamente para fins militares.
Após 1927 o crescimento económico das redes e o sucesso obtido com a publicidade fizeram da rádio o principal concorrente dos jornais.
Actualmente a rádio encontrou uma fórmula funcional. Serve o seu público durante os horários em que a televisão não funciona ou que é inoportuna. As pessoas ouvem rádio quando acordam, quando guiam, quando jogam, quando escrevem, etc.
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger2/941/377446738399721/320/972254/radio.jpg)
Vantagens:
Custo por contacto muito baixa;
Timings de produção curtos;
Permite uma rápida concretização do planeamento devido à não saturação publicitária da maior parte dos suportes e características técnicas;
Meio flexível que permite segmentar o público-alvo, "regionalizar", estar presente em várias durações e períodos horários específicos;
Possibilita a obtenção de elevados índices de repetição;
Elevada capacidade de exploração musical;
Excelente meio no que respeita ao contacto directo com o público.
Desvantagens:
Fraca demonstração e identificação com o produto;
Proporciona níveis de cobertura muito baixos;
Os elevados níveis de repetição provocam o rápido esgotamento da comunicação utilizada
Custo por contacto muito baixa;
Timings de produção curtos;
Permite uma rápida concretização do planeamento devido à não saturação publicitária da maior parte dos suportes e características técnicas;
Meio flexível que permite segmentar o público-alvo, "regionalizar", estar presente em várias durações e períodos horários específicos;
Possibilita a obtenção de elevados índices de repetição;
Elevada capacidade de exploração musical;
Excelente meio no que respeita ao contacto directo com o público.
Desvantagens:
Fraca demonstração e identificação com o produto;
Proporciona níveis de cobertura muito baixos;
Os elevados níveis de repetição provocam o rápido esgotamento da comunicação utilizada
Cinema: é uma forma de registar acontecimentos ou de narrar histórias, o Cinema é uma arte que geralmente se denomina a sétima arte registando de imagens e som em comunicação este também pode ser designado como mídia.
Vantagens:
Meio de grande impacto;
Proximidade da possibilidade do consumo;
Possibilidade de presença não tradicional (corredores, átrios);
Predisposição favorável do alvo.
Meio de grande impacto;
Proximidade da possibilidade do consumo;
Possibilidade de presença não tradicional (corredores, átrios);
Predisposição favorável do alvo.
Desvantagens
Fraco nível de penetração;
Níveis de repetição muito baixos.
Fraco nível de penetração;
Níveis de repetição muito baixos.
1 comment:
Vou fazer aqui a análise critica do 1º trabalho sobre as Técnicas de Comunicação (definição) e meios de Comunicação:
- a minha observação inicial estava certa: grande baralhada entre o que são Técnicas e Meios.
As primeiras deveriam ter sido definidas; os segundos deveriam ter sido dadas as vantagens/ desvantagens
Técnicas a definir - entre muitas outras a publicidade, as RP, o Marketing Directo (já agora o telemarketing é uma actividade de Mkt directo), o Product placement...
Meios (a recensear vantagens e desv.) - televisão, cinema, Outdoor
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