Tuesday, November 28, 2006

Canais de comunicação

Outdoors: O Outdoor, também designado por publicidade exterior, foi o primeiro meio publicitário utilizado pelo homem para divulgar os seus produtos, serviços e ideias.
O Outdoors também já foi usado para outros fins, tais como a convocação de soldados para a guerra, e até para a prevenção e combate a doenças.
Existem inúmeras vantagens em se usar o Outdoor como meio de comunicação e publicidade, sendo um meio instantâneo de comunicação sendo também visto por cada pessoa de uma forma muito própria.














Vantagens:
Obtém elevados níveis de repetição;
Não requer uma atitude de recepção do consumidor para entrar em contacto com ele;
Excelente meio reminder da comunicação utilizada noutros meios, o que reforça os níveis de notoriedade;
Grande flexibilidade em termos de regionalização, dimensão e forma.


Desvantagens:
Elevados custos de produção;
Exige um planeamento a longo prazo devido às necessidades técnicas de produção;
Meio fraco para veiculação de mensagens publicitárias sofisticadas.
Se o local não for em escolhido a mensagem pode passar despercebid
Muppies: são reclamos luminosos de dupla face com frentes rectas ou ovais, apresentando-se na forma de acrílico normalmente. Estes podem-se encontrar em stands de automóveis, restaurantes, bombas de gasolina, prédios onde existem várias empresas etc...






Transportes públicos: utilizados por grande e variada parte da população, estes também servem como veículo publicitário e informativo importantes para o público.








Vantagens:
Obtém elevados níveis de repetição;
Não requer uma atitude de recepção do consumidor para entrar em contacto com ele;
Excelente meio reminder da comunicação utilizada noutros meios, o que reforça os níveis de notoriedade;


Desvantagens:
Meio fraco para veiculação de mensagens publicitárias sofisticadas.
Se o local não for em escolhido a mensagem pode passar despercebida





Revistas: têm como objectivo informar o público, distrai-lo e transmitir-lhe mensagens publicitárias tendo uma circulação nacional. A sua periodicidade habitualmente é semanal ou mensal. Estas dispõe de mais tempo para aprofundar a análise dos acontecimentos e interpreta-los mais serenamente.





Vantagens:
Pode ter mais do que um leitor por número
Anúncios costumam ter mais tempo de vida (geralmente próximo da duração da própria revista.

Desvantagens:
Não esta acessível a todas as pessoas
Como as noticias tem um elevado tempo de vida podem tornar a revista mais cara, dependendo da revista.


Jornais: a ideia básica de um jornal surgiu muito cedo na Europa, na Inglaterra e nos EUA no início do século XIX de formato pequeno que se assemelhava a panfletos sendo dirigidos para as elites educadas abordando assuntos mercantis e políticos.
Actualmente os jornais são dirigidos a todas as pessoas, sendo um veículo de comunicação de massa tendo como objectivos fundamentais






Vantagens:
Cobertura a nível nacional ( grande penetração nos mais variados tipos de público)
Maior tempo de exposição da comunicação ao alvo;
Possibilidade de contacto directo com o público;
Grande flexibilidade em termos de regionalização, possibilidade de segmentação e variedade de formatos e localizações;
Possibilidade de utilizar o receptor como veículo informativo;
Não exige um orçamento elevado para um mínimo de impacto.


Desvantagens:
Baixos indicies de cobertura em alguns sgmentos da população
Exige um planeamento a longo prazo devido a saturação publicitária e condicionamentos de ordem técnica
Elevados custos devido à elevada repetição
Elevado custo por contacto





Relações públicas: tem como principal objectivo defender a boa imagem de uma empresa junto do seu público mantendo um clima favorável entre uma entidade pública ou privada e os seus diferentes públicos, estabelecendo assim uma relação de confiança entre uma empresa e o seu publico.






Vantagens:
Melhora a imagem da empresa e das suas marcas
Aumenta a credibilidade da empresa
Mantêm os colaboradores da empresa bem informados sobre as suas actividades

Desvantagens:
E uma técnica mais utilizada na fase de nascimento e crescimento do produto
Meios de aplicação:
Briefings, reuniões, press-releases



Televisão: é um dos maiores meios de comunicação permitindo-nos o acesso a informações provenientes de todo o mundo. Esta permite-nos “viajar” por todo o lado sem sairmos de casa sendo assim sem dúvida o nosso maior elo de ligação com os acontecimentos mundiais exercendo uma influência imediata e directa sobre o homem comum.






Vantagens:
Possibilita a cobertura a nível nacional, elevados níveis de qualidade e de penetração em todos os segmentos da população
Resultados rápidos em termos de cobertura e impacto
Excelente veículo para a demonstração do produto


Desvantagens:
O tempo de vida de um spot televisivo é curto;
Elevados custos de produção;
Necessidade de orçamento elevado para um impacto mínimo;
Obriga a um planeamento a longo prazo devido à saturação publicitária do meio;
Dificuldade em alcançar um target muito específico

A televisão é assim a nossa “janela” para o mundo através da qual participamos, nos integramos, nos solidarizamos e através da qual nos deixamos manipular.




Rádio: é o meio de comunicação de mais fácil acesso a todos e menos dispendiosa. Esta surgiu no final do século XIX, tendo sido a sua transmissão desenvolvida por Marconi.
Durante a 1ª Grande Guerra a rádio era utilizada exclusivamente para fins militares.
Após 1927 o crescimento económico das redes e o sucesso obtido com a publicidade fizeram da rádio o principal concorrente dos jornais.
Actualmente a rádio encontrou uma fórmula funcional. Serve o seu público durante os horários em que a televisão não funciona ou que é inoportuna. As pessoas ouvem rádio quando acordam, quando guiam, quando jogam, quando escrevem, etc.







Vantagens:
Custo por contacto muito baixa;
Timings de produção curtos;
Permite uma rápida concretização do planeamento devido à não saturação publicitária da maior parte dos suportes e características técnicas;
Meio flexível que permite segmentar o público-alvo, "regionalizar", estar presente em várias durações e períodos horários específicos;
Possibilita a obtenção de elevados índices de repetição;
Elevada capacidade de exploração musical;
Excelente meio no que respeita ao contacto directo com o público.

Desvantagens:
Fraca demonstração e identificação com o produto;
Proporciona níveis de cobertura muito baixos;
Os elevados níveis de repetição provocam o rápido esgotamento da comunicação utilizada




Cinema: é uma forma de registar acontecimentos ou de narrar histórias, o Cinema é uma arte que geralmente se denomina a sétima arte registando de imagens e som em comunicação este também pode ser designado como mídia.




Vantagens:
Meio de grande impacto;
Proximidade da possibilidade do consumo;
Possibilidade de presença não tradicional (corredores, átrios);
Predisposição favorável do alvo.
Desvantagens
Fraco nível de penetração;
Níveis de repetição muito baixos.

1 comment:

Ana Paula Cruz said...

Vou fazer aqui a análise critica do 1º trabalho sobre as Técnicas de Comunicação (definição) e meios de Comunicação:

- a minha observação inicial estava certa: grande baralhada entre o que são Técnicas e Meios.
As primeiras deveriam ter sido definidas; os segundos deveriam ter sido dadas as vantagens/ desvantagens

Técnicas a definir - entre muitas outras a publicidade, as RP, o Marketing Directo (já agora o telemarketing é uma actividade de Mkt directo), o Product placement...

Meios (a recensear vantagens e desv.) - televisão, cinema, Outdoor