Tuesday, November 28, 2006

Briefing

Aeronáutica Civil

A pretação de serviços por parte das companhias aéreas tem um impacto significativo na economia mundial na medida em que por ano 300 milhões de passageiros viajam de avião em todo mundo; e a industria contribui com cerca de 1000 milhões de Euros para a economia mundial, empregando mais de 22 milhões de pessoas em todo o mundo.


Mercado Internacional Aeronáutico

O mercado aeronáutica é considerada de forma consensual como uma industria de elevado interesse estratégico para as nações, por desenvolver sistemas críticos para a segurança nacional e principalmente pelo desenvolvimento sócio económico que lhe esta associado.















A empresa
A TAP surgiu na década de 1940, época onde se desencadeia o desenvolvimento da aviação.
Entre 1950 e 1959 ocorrem os movimentos independentistas no ultramar e dá-se a privatização dos TAP.
Na década de 1960, década da guerra colonial, verifica-se inicio da era do jacto nos TAP.
No período compreendido entre 1970 e 1979 dá-se a revolução de Abril, a crise do petróleo e a nacionalização da TAP.
Entre 1980 e 1989 verifica-se a adesão de Portugal à CEE dando-se a 1ª crise de aviação e o reforço da frota TAP.
Na década de 90, Portugal é palco do mundo e a TAP entra na era do Airbus.
Entre 2000 e 2005 verifica-se uma crise da aviação comercial e a recuperação da TAP.
Mercado Nacional

“A TAP assinou no dia 6 de Novembro de 2006 com a Espírito Santo Internacional
Para a aquisição de 99.81por cento de capital da PGA- Portugália Airlines, pelo valor de 140 milhões de Euros. A empresa será adquirida livre de qualquer passivo.” In Público

A receita da TAP no mercado português teve um crescimento de 14,4% durante o mês de Agosto, ultrapassando os 30 milhões de Euros, valor que a Companhia nunca tinha atingido anteriormente. Com este crescimento no BSP (total das vendas em agências de viagens), bastante superior ao do total do mercado nacional, a TAP atingiu neste mês uma quota de mercado de 50,2%. Destaca-se ainda o aumento de 19,6% nas vendas para a rede internacional, em resultado da oferta de novos destinos criados recentemente, tanto à partida de Lisboa como do Porto.
A Concorrência










Estas são algumas das companhias que são concorrentes da TAP Air Portugal, sendo também juntamente algumas delas membros da Star Aliance, uma politica aliança e de parceria de ligações aéreas com as companhias pertencentes a Star Aliance.












São membros da Star Alliance a Air Canada (Canadá), a Air New Zealand (Nova Zelândia), a ANA (Japão), a Asiana Airlines (Coreia), a Austrian (Áustria), a BMI (Grã Bretanha), a LOT Polish Airlines (Polónia), a Lufthansa (Alemanha), a Scandinavian Airlines (Escandinávia), a Singapore Airlines (Singapura), a Spanair (Espanha), a South African Airways, a SWISS, a Thai Airways International (Tailândia), a TAP (Portugal), a United Airlines (Estados Unidos), a US Airways (Estados Unidos) e a VARIG Brazilian Airlines (Brasil).
Organização e funcionamento

Organograma do Grupo




















Implementação da TAP

A empresa encontra-se implementada em várias cidades de países como Alemanha; Angola; Bélgica; Brasil; Cabo Verde; Dinamarca; Espanha; EUA; França; Guiné-bissau; Holanda; Hungria; Itália; Luxemburgo; Moçambique; Noruega; Portugal; Açores; Madeira; Reino Unido; República Checa; São Tomé e Príncipe; Senegal; Suécia; Suiça; Venezuela.


Conselho de administração

O Conselho de Administração, é composto por:

Quatro Administradores executivos

Um Administrador não-executivo, que focaliza essencialmente a sua actividade na supervisão e controlo da gestão corrente da Empresa, assumindo particularmente, as seguintes responsabilidades:


a) Coordenação da gestão do Grupo, representação institucional, supervisão da auditoria interna do Grupo, comunicação institucional;

b) Coordenação da gestão executiva das empresas operacionais do Grupo TAP;


c) Planeamento estratégico e desenvolvimento organizativo corporativos, processo de privatização;

d) Supervisão da montagem financeira das operações de reestruturação e privatização, modernização dos sistemas de informação de gestão.


Objectivos estratégicos da empresa

Prosseguindo uma orientação estratégica cuja prioridade é a satisfação das expectativas dos Clientes, a TAP procura continuamente proporcionar-lhes as melhores e mais fáceis soluções para as suas viagens, agregando cada vez mais valor ao produto que lhes oferece.
Valores comportamentais

A TAP passou por momentos difíceis ao longo dos anos. No entanto, nos últimos anos, e com a gestão profissional da empresa tem sabido unir-se naquilo que é essencial, dando cada um o melhor de si próprio.
Responsabilidade Social















Ao longo das últimas décadas os motores dos aviões evoluíram muito, tornando-se menos poluentes e menos ruidosos. Mas, o aumento do tráfego aéreo, decorrente de um extraordinário abaixamento de custos operacionais — devido a agressivas e refinadas técnicas de gestão, aliadas a medidas crescentes de liberalização — anulou esse progresso técnico.

A TAP tenta assim ir ao encontro das necessidades dos clientes tentando satisfazer as mesmas, contudo preocupa-se com o ambiente uma vez que os seus aviões são cada vez menos poluentes.A empresa também se preocupa com necessidades especiais que os clientes possam ter:

· Assistência em terra: passageiros que, embora não incapacitados, necessitam que lhes seja dada assistência nos aeroportos como, por exemplo, passageiros idosos ou passageiros que só falam uma determinada língua com dificuldades de orientação.

· Berço: este serviço é gratuito em equipamento TAP, excepto voos code share. Na classe económica, só se encontra disponível em alguns equipamentos.


· Cadeira de Rodas:

- Rampa: Muitos passageiros sofrem de mobilidade reduzida, no entanto podem subir e descer escadas e mover-se dentro da cabina do avião. O maior obstáculo é a distância de e para o avião. Este tipo de cadeira de rodas e após ser feito o pedido na reserva, estará disponível no check-in.- Degraus: aplica-se nos casos em que os passageiros, pelo facto de terem mobilidade reduzida, não conseguem subir ou descer escadas.

· Invisuais: caso um passageiro seja invisual e transporte consigo um cão para efeitos de orientação, este último não necessita de ser pedido como PETC, tendo sempre a TAP que ser avisada para esta situação.

· Grávidas: o transporte de grávidas apenas poderá ser feito mediante certas condições impostas pela empresa, condições estas que visam a segurança da mãe e do bebé.

· Lugar Extra: em voos TAP, os passageiros podem solicitar, mediante pagamento, um lugar extra para seu conforto adicional.O serviço traduz-se num lugar não ocupado, ao lado do passageiro.

· Menores
- Assistente Adicional: Necessitam de acompanhamento todas as crianças entre os 3 meses e os 4 anos, que viajem sozinhas.As tarifas a pagar para a assistente adicional é uma tarifa full fare só de ida.

- Menores não acompanhados: Cada criança até aos 3 meses de idade tem sempre que ser acompanhada por um adulto com mais de 18 anos.
Dos 4 aos 11 anos são sempre “Menor Não Acompanhado” os passageiros que viajam sozinhos.
Não são “Menor Não Acompanhado” os menores de idade igual ou superior a 4 anos, desde que acompanhados por um passageiro com pelo menos 12 anos, desde que este demonstre capacidade de o acompanhar durante toda a viagem, incluindo as formalidades aeroportuárias.

· Refeições Especiais

- Especiais a BordoBolos de aniversário / Lua-de-mel e champanhe Sempre que solicitado até 72 horas da partida e desde que disponível pelos serviços de catering, será servido bolo de aniversário e champanhe, mediante o pagamento do serviço.

- RefeiçõesPara além das refeições servidas a bordo e por motivos de saúde ou religiosos, a TAP providenciará, sempre que solicitado e disponível pelos serviços de catering, sem custos adicionais

· Transporte de animais

A TAP permite o transporte de animais na cabine em classe económica (sujeito a um número limitado).
Nos aviões de longo curso (A310 A330 e A340) não é permitido o transporte de animais na cabine, nesta classe.
Aviões TAP


















A TAP diferencia-se assim pela sua eficiência operacional e qualidade de serviços.


Produtos Tap






BARCELONA; MILÂO; ROMA; *por percurso compra de ida e volta. Taxas não incluídas.

Outros destinos
Destinos Domésticos:

Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Horta, Pico, Ponta Delgada, Porto Santo e Terceira.

Destinos Internacionais:

Europa: Amesterdão, Barcelona, Bruxelas, Bolonha, Copenhaga, Dublin, Estocolmo, Frankfurt, Genebra, Londres (Heathrow e Gatwick), Luxemburgo, Madrid, Milão (Malpensa e Linate), Munique, Oslo, Paris (Orly e Charles de Gaulle ), Roma, Veneza e Zurique.
África: Dakar, Joanesburgo e Maputo
Brasil: Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Estados Unidos da América: New Jersey (Newark)
Venezuela: Caracas


Cartão Victoria

A adesão ao Victoria Silver Winner ou ao Victoria Gold Winner é automática, desde que se acumule determinado número de Milhas Status em 12 meses consecutivos.
Benefícios exclusivos oferecidos pela TAP:
Bónus;

Silver Winners: 25% de Milhas Bónus adicionais creditadas de imediato.
Gold Winners: 40% de Milhas Bónus adicionais creditadas de imediato.
Mais bagagem;

Silver Winners:
Mais 15 kg de bagagem nos voos em que se aplique o critério de peso (apenas em voos da TAP).
Uma terceira peça adicional com um máximo de 15 kg (apenas em voos da TAP) nos voos em que se aplique o critério do número de peças.
Gold Winners:
Mais 20 kg de bagagem nos voos em que se aplique o critério de peso (apenas em voos da TAP).
Uma terceira peça adicional com um máximo de 32 kg (apenas em voos da TAP ou de uma outra companhia da Star Alliance) nos voos em que se aplique o critério do número de peças.

Lounges;
Silver Winners: As portas dos lounges da TAP estão abertas sempre que viajar com a TAP, mesmo em Classe Económica.
Gold Winners: Pode também convidar o companheiro de viagem para o lounge.

Lista de espera;
Se houver uma lista de espera no voo TAP é dada prioridade na classe que a pessoa viaja, independentemente do tipo de bilhete reservado.

Garantia de lugar;
Silver Winners :
Garante lugar em Classe Económica até 72 horas antes da partida.
Gold Winners :
Garante lugar em Classe Executiva até 48 horas antes da partida. Em Classe Económica, o seu lugar está garantido até 2 horas antes de um voo regular.
A garantia de lugar é válida para qualquer voo operado pela TAP, desde que se viaje com uma tarifa completa, sem restrições, em Classe Económica. Esta garantia não se aplica à Classe Executiva, tarifas especiais ou Bilhetes-prémio.

Check-in;
Independentemente da classe em que se viajar, sempre que se voar com a TAP pode fazer o check-in nos balcões de check-in da Classe Executiva da TAP.

Vantagens a dobrar;
Gold Winners:
O parceiro/a (cônjuge ou companheiro/a de longa data) goza dos mesmos benefícios, uma vez que e possivel nomeá-lo/a para se tornar igualmente Victoria Gold Winner.
Se se viajar com um bilhete tarifado que dê direito a acumular milhas, pode-se convidar alguém para viajar com um Bilhete de Acompanhante, por menos milhas. Pode-se também convidar o companheiro de viagem para o lounge.

Taxas administrativas;
Gold Winners:
Sem taxa administrativa para alteração de bilhete e novo crédito de milhas

Assistência em caso de emergência;
Gold Winners:
Em caso de emergência (bilhete para viagem de volta).
"Upgrade" de última hora*;
Possibilidade de "upgrade" de última hora na porta de embarque, em troca de milhas.


Benefícios da Star Alliance:
Silver Winners
Prioridade nas reservas em lista de espera.
"Standby" no aeroporto nos voos da TAP ou de uma outra companhia da Star Alliance.

Gold Winners
Acesso aos lounges da Star Alliance em todo o mundo para o passageiro e para um acompanhante.
Prioridade de reserva e maior prioridade em reservas em lista de espera em todas as classes, sempre que se viajar com um bilhete tarifado que dê direito a acumular milhas.
Check-in nos balcões designados para os Membros Gold da Star Alliance, independentemente da classe em que se viaja.
20 kg de bagagem extra entregue no check-in, nos voos em que o limite é definido em função do peso, ou 1 peça de bagagem extra, nos voos em que se aplica o limite por número de peças, em voos da TAP ou de uma outra companhia da Star Alliance.
Prioridade em "standby" no aeroporto, embarque e recolha de bagagem, em voos da TAP ou de uma outra companhia da Star Alliance.

Benefícios oferecidos pelos parceiros:

Avis: "Upgrade" gratuito e garantia de reserva de veículo (até 24 horas antes do aluguer). Hertz: inscrição gratuita no Hertz 1 Club Gold.
Hotéis & Resorts Pestana:

Silver Winners: "upgrade" de quarto**; acesso gratuito ao centro de fitness (caso exista); garantia de disponibilidade de quarto até 72 horas antes do check-in.Gold Winners: "upgrade" de quarto; check-in a partir das 10:00; check-out até às 16:00; acesso gratuito ao centro de fitness (caso exista); garantia de disponibilidade de quarto até 72 horas antes do check-in.
Tivoli Hotels

Silver Winners: check-in antes das 12:00; check-out depois das 14:00; acesso gratuito ao centro de fitness (caso exista); pequeno-almoço (buffet) gratuito **.
Gold Winners: "upgrade" de quarto; check-in antes das 12:00; check-out depois das 14:00; acesso gratuito ao centro de fitness (caso exista); pequeno-almoço "buffet" gratuito; estacionamento gratuito no Tivoli Porto, Tivoli Jardim, Tivoli Tejo e Tivoli Palácio de Seteais.

Reserva de Bilhetes

Ao efectuar a reserva através do site poderá optar pelas seguintes modalidades:

Correio azul

Caso se efectue a reserva com 10 dias úteis de antecedência e que se resida num dos seguintes países: Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Itália, Irlanda, Alemanha, Holanda, Luxemburgo, Suíça, Suécia, Bélgica, Grécia, Dinamarca, Finlândia, Estados Unidos da América ou Canadá poderá optar por pagar com cartão de crédito (Visa, Mastercard ou American Express) e receberá os bilhetes por correio na morada que indicar no seu registo de utilizador.

Levantamento no escritório da companhia

Após conclusão do plano de viagem pode-se levantar o bilhete no balcão TAP local, respeitando o prazo de emissão de 72 horas.

E-Ticket

Caso o destino pretendido permita esta facilidade poderá ser efectuar o pagamento do seu bilhete através de cartão de crédito (Visa, Mastercard ou American Express) e após conclusão do plano de viagem recebe-se por e-mail o comprovativo da respectiva reserva e emissão.


Características
Físicas

Nome: A TAP é a companhia aérea portuguesa líder de mercado, que celebrou o seu 60º aniversário no dia 14 de Março de 2005, data em que passou também a integrar a Star Alliance, a maior aliança global de companhias aéreas a nível mundial.

Logótipo: encontram-se presentes as cores da bandeira de Portugal destacando-se assim das outras companhias aéreas.

Jingle: permanente de marca

Slogan: “Voar é sonhar”

Símbolos visuais: pessoas comuns desfrutando dos serviços bem como as suas hospedeiras.
Psicológicas

Missão: possui uma orientação estratégica cuja prioridade é a satisfação das expectativas dos Clientes, procura continuamente proporcionar-lhes as melhores e mais fáceis soluções para as suas viagens, agregando cada vez mais valor ao produto que lhes oferece.

Visão: Garantir viagens com a maior segurança, com a melhor qualidade e aos melhores preços.


Valor: a Empresa estabelece também as melhores parcerias, em terra e no ar, disponibilizando assim um número alargado de destinos servidos em code-share com companhias suas congéneres, além de um diversificado conjunto de vantagens e benefícios associados indo assim ao encontro das necessidades e desejos dos seus diversos clientes.

Produtos: Viagens aéreas

Posicionamento: A TAP é a empresa aérea portuguesa líder de mercado.

Mix de marketing: A liderança da TAP assenta na distribuição, inovação e comunicação, estando sempre ao lado do seu consumidor e evoluindo desta forma com o mesmo.
A TAP inovou e modernizou os seus equipamentos, oferecendo benefícios claros aos seus consumidores.
Para tentar combater as novas empresas de low coast que estão a invadir o mercado português a TAP baixou o preço das viagens fazendo inúmeras promoções.


Novo Produto

TAP STUDENT



Fisionomia do Cartão TAP STUDENT


O nome do Produto é Tap Student, cartão para descontos e ofertas em viagens aéreas.
O cartão tem como características físicas, ser rectangular em plástico e com uma banda magnética. Juntamente tem o nome da pessoa e o seu número de cliente.
A origem deste serviço deve se a nenhuma companhia aérea ter disponível um cartão exclusivo só para estudantes, pois sentimos por parte de alguns consumidores jovens que é necessário terem mais opções de viajar a preços baixos visto que a maioria dos estudantes rendimentos limitados.
Através deste cartão os clientes do Tap Student conseguem efectuar reservas e comprar passagens aéreas com descontos que podem chegar até 70 %. A intenção deste cartão é impulsionar e aumentar a compra de bilhetes aéreos por uma população mais jovem.
Quanto ao modelo será unicamente lançado um tipo de cartão para estudantes.
O cartão Tap poderá ser adquirido através do preenchimento de um formulário e anexado entregar um comprovativo que a pessoa em causa é estudante. Este cartão pode ser adquirido em qualquer balcão da Tap ou preenchido o formulário através da Internet.
Para utilizar este cartão basta dar o número e o nome do cliente para posteriormente fazer reservas de viagens e aderir ás promoções que possam estar em vigor. Através deste cartao poderá posteriormente ser criada uma conta que acumulará os pontos consoante o numero de viagens que o cliente fizer e assim conseguir milhas gratuitas em viagens futuras.
Este cartão poderá ser utilizado através da Internet ou em balcões Tap
Possiveis melhorias: abranger o cartao a outos mercados interligados como a hotelaria e o Rent- a – Car de forma a obter descontos e ofertas


Mercado Tap Student

É hoje inquestionável, que numa economia global e altamente competitiva, a imagem institucional de uma empresa necessita de ser tratada com extremo cuidado e muito profissionalismo de forma a garantir o seu posicionamento em níveis elevados de prestígio e qualidade.

No caso do Cartão TAP Student o seu Target-Group, (grupo alvo) serão os jovens com idades compreendidas entre 15 / 26 anos (estudantes do secundário e universitários). Tendo em atenção que a maior parte dos estudantes não trabalham este cartão vem trazer uma oportunidade para os mesmos de conseguirem realizar viagens a preços acessíveis.

Este cartão seria lançado em 1 de Dezembro de 2006 para conseguir cativar alguns estudantes viajar nas ferias


Concorrência Tap Student

“Se você é estudante de 2 e 3 grau ou tem até 26 anos, faça logo sua carteira ISIC ou GO25 para poder comprar uma passagem de estudante, a maneira mais prática e económica de viajar para o exterior. Além da carteirinha, você precisa ficar por dentro de alguns detalhes para não perder a viagem”

É através de campanhas como esta que companhias aéreas brasileiras incentivam os estudantes a viajar e a conhecer novos países ajudando assim a um aumento significativo de passageiros a viajarem com estas promoções.

Ao analisarmos a concorrência para este tipo de mercado alvo conseguimos verificar que as companhias de Low-Cost a operarem em Portugal como Raynair e Hlx conseguem captar a atenção dos estudantes para percorrerem diversos países a preços muito baixos.
Para isso a Tap com este cartão tenta combater os seus concorrentes e tenta assim conquistar mercado as companhias de Low Cost podendo aumentar o seus lucros de uma forma significativa.

Estratégia de marlketing é desenvolver uma procura primária, agir sobre as componetes da procura primária afim de aumentar a dimensão do mercado através da utilização Tap Student.

Análise Swot: TAP Student

Forças

Pró-actividade na procura de novos mercados para os seus produtos e de novos que conjuntamente com o Tap Student possam resultar do seu crescimento e desenvolvimento da companhia.

Know-how especializado e ao nível da concorrência internacional

Flexibilidade para a rápida adaptação a novas ideias e condições de mercado.

Compra da PGA faz com que um passo estratégico para o desenvolvimento da TAP permitindo melhor resposta as necessidades dos clientes e assim garantir maiores lucros.

Fraquezas

Falta de dimensão leva a uma maior dificuldade em competir com as grandes projectos de companhias internacionais e os custos com os numero significativo de funcionários leva a que o seu projecto TAP Student tenha uma grande concorrência por parte das companhias de Low- Cost.

O ressentir da grande crise que a companhia passou em finais de 90 até princípios do milénio com a deficiente administração que ao longo desses anos levou quase ao encerramento da companhia.

Oportunidades

Crescimento do mercado aeronáutico mundial (o transporte aéreo crescerá, nos próximos 20 anos a uma media anual de 5%)

Portugal tem um elevado crescimento da sua taxa de turismo e por isso deve se aproveitar os alunos europeus e mundiais a oportunidade de conhecer Portugal a baixos custos.

Aproveitar as novas tecnologias (Internet) para ter uma maior presença perante estes consumidores conseguindo assim captar o seu interesse nas promoções de viagens com o cartão Tap Student.

Ameaças

Concorrência de grandes companhias internacionais já posicionadas no mercado aeronáutico, que é muito conservador.

As companhias de Low – Cost com preços muito abaixo dos praticados pelas companhias tradicionais.

As ameaças de terrorismo constantes.

Forte dependência dos seus recursos controladores (aumento acentuado dos combustíveis)


Acondicionamento Tap Student

Concepção : e feito através de um material plastico bastante consistente e resistente de forma a ser duradouro por varios anos.

Decoração : o cartão tem como imagem de fundo um avião da Tap relacionado com o serviço que é prestado pela companhia e juntamente o nome do cartão STUDENT CARD que é o nome do serviço. O tipo de letra que está presente no cartao transmite informalidade para ter uma maior proximidade com o cliente alvo. Juntamente com o avião temos um fundo que transmite segurança, confiança e tranquilidade.
Cores do cartão TAP STUDENT, estão presentes o vemelho e o verde sendo estas as cores principais cores da companhia sendo também aluzivas ao pais e a bandeira portuguesa.
História do cartão. foi criado este cartão tendo em conta as necessidades dos novos cosumidores ( estudantes) – visto, facilmente obterem os descontos e ofertas. Este cartao vem em seguimento dos cartoes victoria que também estao presentes na companhias, cartões estes que abrangem camadas de clientes mais velhos e mais exigente onde o preço nao e o factor primario.
Condições de venda: este serviço vai estar disponivel através da internet e balcões Tap estando disponivel só para estudante entre os 16 e 26 anos de idade.

Tap Student Budget

Produção Produto – De Baixo Custo visto que a produção de cartões, não tem um custo elevado e que anteriormente ja a empresa os produzia com o cartão ( Victoria)

Comunicação Produto – Iremos optar por comunicar o produto através de formas e meios de comunicação como a publicidadeem revistas,em alguns mupis da cidade, radio alguns festivais e concertos pois este ultimo tem como publico alvo em maior parte os jovens.
Custo para o cliente – Nao tem qualquer tipo de custo adquirir o Tap Student.


O comprador/Consumidor Tap Student:

Os compradores: são unica e esclusivamente os consumidores dos bilhetes, eles pertencem a qualquer tipo de classes sociais e são residentes na sua maioria em grandes zonas metropolitanas, que valorizem os descontos.
Esta será uma forma de fidelizar as classes jovens a companhia Tap na actualidade e futuramente.

Consumidores: são os jovens de idades comprrendidas entre 15/16 anos , a decisão de compra é do proprio consumidor e a intençao e de cativar e fidelizar o cliente.

Dados sobre o planeamento e objectivos

Principais Objectivos Estratégicos: particular enfoque no cliente e nas suas preferências, tentando assim oferecer as melhores soluções para as suas viagens.

Objectivos: Reconhecimento da TAP como sendo uma empresa inovadora e que vai de acordo com as necessidades dos vários targets.

Planeamento e Estratégias: participar activamente em campanhas de solidariedade promovendo assim a empresa, bem como eventos onde se encontrassem estudantes.

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